EVENTOS : Jogos Matemáticos

sexta-feira, março 24, 2017


É já hoje, dia 24 de Março, que terá lugar, em Guimarães, a final do 13º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Neste dia, estarão reunidos cerca de 1650 alunos de todo o país, de todos os níveis da escolaridade obrigatória, prontos para "lutar" pelo primeiro lugar, em cinco jogos distintos. É algo com uma dimensão imensa, principalmente no que toca a mostrar que nem tudo na matemática tem de ser um bicho de sete cabeças, até porque os jogos aqui inseridos são mais direcionados para a estratégia do que para teorias matemáticas - o que significa que um aluno que até nem é muito bom nas aulas de matemática, poderá perfeitamente sair como vencedor em qualquer um dos jogos. Só para terem uma noção do tipo de jogos que se tem, acho que se podem comparar perfeitamente com jogos de Xadrez ou até mesmo de Damas! Caso tenham interesse, podem consultar aqui os jogos e as regras.

Sempre gostei de me meter em tudo o que houvesse relacionado a matemática, desde jogos matemáticos, olimpíadas, canguru matemático... tudo aquilo em que a escola se "metesse", eu estava lá. E, quando soube que esta final seria realizada na minha cidade, tratei logo de tentar saber como poderia ajudar na sua organização. Entretanto foi-me dito que a organização procurava monitores para o campeonato e, como é óbvio, a Letícia não ia dizer que não... por isso, lá estarei, no lugar de júri do jogo Cães e Gatos, disputado por crianças do 1º e 2º Ciclos.

Entristece-me que nem todas as escolas se organizem para participar neste evento e nem sequer mostrem aos alunos o que são os Jogos Matemáticos... mais ainda quando sei que há escolas de Guimarães que nem este ano, que o transporte era algo minimamente fácil de garantir, decidiram avançar com uma inscrição. Cada escola terá as suas prioridades.

E vocês, alguma vez tiveram contacto com os Jogos Matemáticos?

3 comentários

  1. Sinceramente, nem sei se gostaria desse tipo de evento... Mas acho bem que façam este tipo de iniciativas, para quem gosta de jogos de lógicas, são muito bons :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Eu participei quando andava para aí no sexto ano. Mas, para além de ser obrigatório, era só com alunos da minha escola.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso do cabeçalho ;)
    Sigo novamente^^

    ResponderEliminar

Seguidores