SOCRATIVE : Como usar em sala de aula?

sábado, junho 24, 2017


No post anterior, tentei mostrar como se pode criar um questionário na plataforma Socrative. Agora, veremos as diferentes formas de o aplicar na sala de aula.



Entrando na nossa conta, em "Teacher Login", abre logo a secção "Lançamento", onde podemos escolher uma, de três opções: questionário, jogo nave espacial ou levantamento final.





Opção questionário:
Escolhendo esta opção, será aberta uma janela em que devemos escolher o teste que queremos propor aos alunos e, de seguida, o "método de entrega", assim como configurações adicionais, como por exemplo exigir, ou não, que os alunos coloquem o seu nome ao entrar no teste.
Optando pelo feedback instantâneo ou pela navegação aberta, o professor terá acesso a uma tabela como a da imagem seguinte:


À medida que os alunos vão respondendo, o professor tem acesso às suas respostas, o que permite ver se os alunos erraram ou acertaram, e ainda ver quais as perguntas que os alunos já resolveram. O professor poderá decidir ser o único a ver esta tabela, ou pode ainda projetar para toda a turma, para que os alunos vejam se estão muito atrasados ou adiantados em relação aos colegas. Clicando no botão "terminar", podemos obter relatórios para guardaros em ficheiros no nosso computador, podemos voltar a visualizar o gráfico ou ainda voltar para a secção dos lançamentos.





Diferenças entre feedback instantâneo e navegação aberta:

  • No feedback, os alunos têm de responder às perguntas consoante a ordem estabelecida, só podendo passar para a questão seguinte depois de responder à pergunta em que está. Logo que o aluno responde à pergunta, abre-se uma janela que informa se a resposta está certa ou errada e com uma explicação que levará o aluno a chegar à resposta correta;
  • No caso da navegação, esta é uma opção mais parecida com uma ficha de avaliação, em que os alunos podem responder às perguntas que quiserem, pela ordem que quiserem, e poderão alterar as suas respostas enquanto estiver a decorrer a prova. Neste caso, os alunos não têm acesso a saber se as suas respostas estão corretas ou não, a não ser que o professor permita que eles vejam a tabela de resultados, nem têm acesso à explicação com a resposta a cada questão.

Há ainda uma terceira opção, "ritmo do professor", em que os alunos estão todos na mesma pergunta, assim como o professor, e só passam à questão seguinte quando o professor o permitir. O professor vê quantos alunos já responderam e ainda tem acesso ao número de alunos que respondeu determinada coisa:



Depois, pode ainda mostrar a explicação da resposta correta, projetando-a para todos os alunos. De seguida, pode passar à questão seguinte, clicando em "seguinte". Passando para a pergunta seguinte, volta a ser aberta a questão para todos os alunos, que voltarão a responder, dando acesso ao professor para ver as suas respostas e ainda os nomes dos alunos, no caso de ser uma pergunta de resposta aberta:



Terminando este teste, o professor pode guardar o relatório de resultados, tal como nas opções anteriores.


Opção jogo nave espacial:
Nesta opção, volta a ser aberta uma janela para escolhermos o teste que queremos lançar e também algumas configurações que podemos alterar, como o número de equipas que queremos ter, se queremos que os alunos sejam agrupados aleatoriamente ou com uma determinada escolha, o ícone que queremos, entre outros.



Depois, os alunos respondem às questões, tal como acontecia nas opções "feedback" e "navegação", com a diferença de que, neste caso, os alunos entram numa espécie de corrida, em que avançam caso acertem e estão parados caso errem:


No final, quando o professor terminar o questionário, volta a ser possível guardar o registo de resultados.


Opção levantamento final:
Com esta opção, espera-se que os alunos façam uma espécie de auto-avaliação de conhecimentos, pois o Socrative faz três questões:

  • Questão de escolha múltipla: "Quão bem você entende o material de hoje?" (Totalmente conseguido, Muito bem, Não muito bem, De modo nenhum);
  • Questão de resposta aberta: "O que vocês aprendeu na aula de hoje?";
  • Questão de resposta aberta: "Por favor, responda à pergunta do professor." (nesta questão, o professor tem oportunidade de fazer alguma pergunta especifica que queira que os alunos respondam).
Tal como acontecia nos questionários anteriores, também aqui o professor tem a opção, após terminar o teste, de guardar os resultados da turma.

Publicação escrita para o projeto de avaliação da UC "Tecnologia Educativa"

0 comentários

Seguidores