ENSINO : O bom professor

quarta-feira, julho 19, 2017


"O que é, para vocês, um bom professor?". Esta sempre foi daquelas perguntas que me deixavam a pensar. Daquelas em que não consigo arranjar palavras que sejam realmente fieis ao que eu acho sobre o que é ser bom professor.

Hoje voltei a pensar no assunto. Ouvi, mais uma vez, alguém a elogiar o professor que mais marcou a minha vida e o meu percurso. "Ele é muito bom", disseram. E não foi só hoje, nem foi só esta pessoa a dizê-lo. Não são só os alunos deles que o dizem, mas toda uma comunidade escolar em redor dele. Turmas de outros professores, de outras escolas, de outras zonas do país. E eu fico sempre babada ao ouvir isso, cheia de orgulho de poder encher o peito e dizer: é o meu Mestre! Mestre mesmo com M grande, M do seu próprio nome, M de Matemática, M de marcante, M de modelo. A pessoa que fica tão ou mais contente do que eu pelos meus próprios sucessos, que tem sempre uma palavra de motivação quando estou a ir-me abaixo, que fica igualmente babado com cada vitória minha.

Mas, deixando a baba de lado, fiquei a pensar no que é ser "bom". Porque, afinal, eu sei que ele é bom. Muito bom. Mais do que bom. Agora, que critérios uso para o dizer? Não sei. Só sei que, um dia, gostava de ser tão boa como ele. E acho que isso não é simplesmente algo que se aprende. É algo nosso. Exige que sejamos nós mesmos, que sejamos genuínos. Exige esforço, dedicação, vocação e, acima de tudo o resto, gosto pelo que fazemos. Se eu serei boa, quando for professora? Não sei. Mas sei que dou o meu melhor em tudo e sei que tenho uma paixão pela matemática e pelo ensino que não acabam... e quando assim é, numa dimensão tão grande como esta, os alunos sentem e seguem o caminho que nós decidirmos pintar.

4 comentários

  1. Por acaso, assim de repente, não consigo descrever-te o que um bom professor para mim satisfaz. Porém, é fácil no nosso dia-a-dia ou a seguir a uma aula saber se correspondeu às nossas expectativas ou não. As qualidades que referiste são muito importantes para avaliar um docente.
    Apesar de tudo isto, tenho a certeza que, daqui a uns anos, os teus alunos sairão muito satisfeitos das tuas aulas. :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim os melhores professores sempre foram aqueles que tinham paixão pela temática que ensinavam, tanto no básico como na universidade. Essa paixão acaba por ser contagiante e motivava-me no estudo. Por outro lado também sempre gostei daqueles que não se punham apenas a ditar matéria, mas que nos incentivavam a tentar perceber e chegar lá questionando-nos primeiro e explicando depois.
    Vê-se pelo teu blog que és uma pessoa apaixonada por matemática e por ensinar, penso que já tens os ingredientes principais para seres uma professora tão boa quanto o teu Mestre :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Temos sempre professores que adoramos. Eu sempre tive, mas também nunca consegui explicar porquê. Nunca tive argumentos...
    Até chegar a uma entrevista (sou professora :P) e fazerem-me a derradeira questão "O que é para si um bom professor?". Fiquei entre a espada e a parede e tive que responder.
    Para mim um bom professor é mais do que apenas a profissão que desempenha. É alguém que consegues ser bom ouvinte também, um amigo, alguém em quem os alunos podem confiar. Um bom professor tem que ter a capacidade de reconhecer os seus erros, conseguir ensinar, mas também aprender com os alunos sem vergonhas. Porque muito além de todos os conhecimentos e conteúdos que temos que abordar, há também os valores que passamos para os nossos alunos. Para eles, nós somos modelos que eles vão querer ou não seguir, tal como nos acontece a nós enquanto alunas... :)


    ***
    Visita o meu blog ;)
    Momentos de Desabafos

    ResponderEliminar
  4. Já corrigi o erro do post... Não sei o que lhe aconteceu...

    Por acaso não me perguntaram isso no mestrado. Tu estudaste no curso do Matemática? Eu estive nesse curso, na Universidade do Minho. Foi um dos melhores anos da minha vida. Foi lá que tive um verdadeiro ano de caloira

    ResponderEliminar

Seguidores